segunda-feira, 15 de novembro de 2010

$...OCTANAGEM ADULTERADA

Olá, dando início a esse espaço crítico, transcrevo aqui meu comentário publicado no blog do Ico (luis fernando ramos). A postagem no referido blog inicia-se com 'Vetel, melhor pilot do mundo' (o jornalista claramente caracterizada a sua preferencia com um banner intitulando o blog mostrando a imagem de Vetel com o dedo indicador em riste).

Segue:

"melhor piloto do mundo?...porque foi campeão...

eu poderia citar alguns 'ilustres' campeões mundiais de fato sem no entanto serem de fato o melhor do ano, mas como voce é um renomado jornalista deve saber disso, não? ...caso como o titulo de A.Jones em que a própria imprensa 'atribuiu' a Piquet o título daquele ano (moralmente). (engraçado que penso ter ouvido algo sobre o padock estar torcendo pelo Mark...).

Equipe 'limpa'...transparente...

talves não tenham chegado ao descabível da Ferrari... mas...lembro bem da frase do Mark após uma vitória em que, ele lider do campeonato não tem disponível o upgrade para o seu carro (que foi dado ao Vettel): '-nada mal para um segundo plloto!'

Certas coisas me chamam a atenção no circo da formula 1 e adjacencias...

quando o Massa dividiu a Ferrari com Kimi...esse é quem era o 'garoto' propaganda Shell em que entre outras, assinava coluna de revistas (co-assinada pela Cia.) inclusive aqui no Brasil... e não demorou muito ao incauto torcedor ufanista brasileiro perceber que, a despeito das falas mediocres de um narrador global, que Kimi era sim o preferido da equipe e que a ele dirigir-se-ia todo o esforço (lembro dos inumeros problemas que aconteceu somente com massa naquele ano)... analogamente...não vi em nenhum display de venda desses packs da RedBull uma foto do Mark junto ao produto ou a sua assinatura nos mesmos. Tão pouco o vi participando de alguma gravação promocional como as que Vetel fez...até mesmo no video onde o Vetel mostra a tecnologia do simulador que eles utilizam com o software Rfactor (disponível no Youtube)... Weber não é mais lento do que Vetel e ao que durante o ano ficou bem claro, não cometeu as estapafurdias (ou atrapalhadas como voce colocou) do Vetel (que teve a incopetencia de bater no proprio companheiro de equipe em uma desesperada tentativa de ultrapassagem mostrando claramente seu despreparo psicologico (um...neymar da F1)...alias...uma manobra tipicamente Michael Schumivigarista (seria o Vetel o 'Mutly'?)

O que é para voce o melhor piloto do mundo?

O mais rápido, mais tecnico, o mais talentoso...o mais completo?

Alonso foi um palhaço...e a ultima corrida refletiu o que foi durante o ano....um palhaço. Fez da F1 um circo literalmente...e um dia ele foi um Vetel. Mimado, não soube crescer e ver a chegada de outros 'reis'(há até um livro/quadrinhos do classico desenhista Jean Graton que narra esses percalços).

O tempo dirá se Vetel poderá ser de fato um dia ser considerado um piloto excepcional ou ter a mediocridade de um Alonso incapaz de reconhecer quando é vencido e ficar malogrando 'colegas' de profissão (como o que fez com Petrov ou mesmo não cumprimentar Vetel pela conquista). Explendida atitude de Buton e Hamilton, bem como dos outros pilotos que vimos ali a cumprimentar Vetel.

Weber deixou claro o descontentamento ao descer do carro na classificação...em um gesto que pareceu dizer muito mais a equipe (teria lhe sido imposto a mesma estratégia do Vetel?visto que passou pelos boxes (driving) em um aguardo para as tentativas) do que ao carro e seu ritmo de corrida apenas a comboiar alonso não condiz, é incongruente, com sua caracteristica. Senna uma vez desceu do carro no Gp Brasil alegando que o carro tinha problemas; Mansel levou o carro aos boxes em Monza quando a Willians, por telemetria, impediu que ele ultrapassasse Patrese...os pilotos, rápidos, 'jogam-se' ao casco da tartaruga como um protesto extremamente identificável.

Peterson, piloto extremamente abilidoso e rápido...até mesmo que stewart...vice em 71, não levou o título.

No nosso 'hall' de campeões temos: o técnico, o completo, o rápido (emerson, piquet, senna).

Facil 'aceitar' como 'melhor' um piloto que 'ganha'.Afinal, analisar exige pensar e pensar 'doi'...cansa, não é mesmo?

ah, sim... como será que é o caracter de alguem que diz:'se alguma vez tive motivo para ser amigo do mark hoje não tenho mais'. Caramba! o Mark!...um cara que é nada menos do que o presidente da GPDA e é super boa gente e querido pelo Padock...

é...acho que ja to muito velho para ouvir choro de criança...ou talvez tenha tido o infortunio de ter crescido em uma época em que de fato haviam pilotos com bravura e amizade. Homens...e não Negócios."


2 comentários:

Sentimentalidades-Todas disse...

Ainda que esse universo dos "carrinhos" só tenha invadido minha vida há pouco tempo - e sendo assim, não terei propriedade para questionar o por que Vetel e não Weber - concrodo contigo que pensar doi.
Desconstruir 'saberes' é optar pela orfandade, mesmo que temporária. Não é fácil, não é para qualquer um. Não interesse à "ordem" e aos negócios.
... mas sigamos questionando.

p.s: sabia que o Vetel acabaria aparecendo pelo seu novo espaço, só não sabia que tão cedo, mas quem manda ele ganhar o capeonato...rs

Beijo
MLJ

Anônimo disse...

Olá Júlio,

Para te responder ao seu comentário no meu blog, vou preferi colocar aqui, e não no Alfa Miniatures, já que aqui parece ser onde cabe melhor minhas opiniões (des)balizadas. Como você mesmo disse, deve ter um botão delete por aí se não fui muito feliz!

Lá vai:
Oi Julio,

Claro que pode, e meu desejo de (pre)potência é diretamente proporcional ao meu bigode inexistente…

Acho que todos podem, e devem, torcer e ter suas preferências. Seria muito chato um mundo de gente imparcial e racional. Mas acho legal saber ouvir o “outro lado”, e, principalmente para jornalista, conseguir comunicar o que se ouviu. É isso que enriquece, e dá as matérias não imparcialidade que isso não sei se há, mas amplitude para quem a lê poder tirar suas conclusões.

Como disse lá, há alguns poucos anos encontrei no Ico, na Alessandra Alves, no Jan Balder, no Fábio Seixas, no Flávio Gomes, e em constelação de blogueiros que lêem esses caras muita informação legal que me fez voltar a gostar de ver F1. E não é pouca coisa, é o único esporte que eu vejo…

Abs, e obrigado por engrossar o coro!